Lar é onde vivem pessoas unidas por um laço de amor, pelo compromisso de se cuidarem mutuamente, crescerem juntos, fazendo a casa ser o porto seguro, ponto de encontro, onde reine a Paz, a alegria, a harmonia. Onde também se possa sentir dor, sofrer e ser amparado, onde se seja cuidado com carinho. Onde Deus esteja presente.
Me parece que lar é bem diferente de casa, muito embora, geralmente, inclua uma casa e todos os seus afazeres.
No entanto, parece até exagero pensanr num lar assim, não é? Parece o Lar de Nazaré...
Você não gostaria de ser rainha desse Lar? Acha impossível? Então, pense: quem é o elo, o imã, o agente aglutinador e promotor de um Lar assim? É você, mãe, esposa! Sim, simples, porém tão complexo quanto ser humano...
Sim, foi Deus que te chamou para ser Rainha do Lar. Isso é um Dom.
Um lugar onde a mulher não cumpre seu Dom, não põem em movimento, não se transforma em um Lar, fica apenas uma casa, talvez um abrigo.
Porém ser Rainha doi Lar abrange vários aspectos da vida da mulher: ser esposa, ser mãe e ser indivíduo, mulher. Durante os prõximos programas trataremos de cada um desses aspectos. Será nossa homenagem ao Mês das Mães! Hoje nosso foco será A MULHER E SEU PROPÓSITO DE VIDA.
Mas quando não sabemos quem somos, pra que propósito fomos criadas, nos sentimos perdidas e frustradas. Acabamos imaginando o que deveríamos ser nos comparando com outras pessoas e se não atingimos esse objetivo, nos inquietamos na ansiedade e na frustração e vivemos sem paz. Nos perdemos de nós mesmas.
No mundo em que vivemos há vários obstáculos próprios do que é ser mulher:
- preconceitos;
- falta de respeito;
- discriminação no trabalho;
- abusos;
- violência sexual;
- uso do corpo feminino como mero objeto do prazer;
- deistorção da verdadeiora face da mulher, criada por Deus...
Tudo isso deveria ser suficiente para enxergarmos e refletirmos sobre o que o mundo espera de nós e confrontá-lo com o que Deus preparou para nós e rever nossos planos e sonhos de mulher.
Se nossos sonhos nos conduzem ao perfil de mulher, de esposa, de mãe, de filha, construidos pelo mundo do trabalho, pelo mundo da mídia - principalmente das novelas de TV -, então há algo de errado com eles, não há?
O que o mundo espera de você?
- UMA MULHER FOCADA NO TRABALHO, PRODUTIVA - mesmo que isso signifique descuidar dos filhos, de sua saúde e de seu Lar;
- UMA MULHER PERSEGUIDORA DA BELEZA IDEAL - mesmo que isso signifique destruir sua saúde e sua autoestima;
- UMA MULHER INDEPENDENTE, DONA DO PRÓPRIO NARIZ - mesmo que isso a torne uma individualista dentro do próprio casamento.
INFELIZMENTE, MUITAS MULHERES SE SENTEM FRUSTRADAS PORQUE SÃO CRITICADAS POR SE SENTIREM BEM NOS AFAZERES DO LAR, AO INVÉS DE IREM TRABALHAR FORA, SEREM "INDEPENDENTES"!!! Sim, porque a vocação de muitas mulheres é cuidar do Lar e o desafio das vocacionadas ou necessitadas de trabalhar fora é exatamente dedicar-se a suas profissões sem contudo descuidar do Lar.
É importante que conheçamos a que fomos chamadas e isso só acontecerá se nos mantivermos sempre unidas a quem nos chamou - Deus. Se isso não acontecer, corremos o risco de abrir mão de nosso propósito de vida em meio às crises e dificuldades - quantas de nós, por exemplo, desistem do diálogo com os pais, com o esposo, com os filhos, desistem do casamaneo, da vida em família?
Todas nós queremos fazer algo significativo na vida e temos o potencial para isso - porque somos do Senhor e seu Espírito habita em nós!
A questão é que precisamos lembrar de não confundir o sucesso aos olhos dos homens com o sucesso aos olhos de Deus. Isso nos leva de volta ao que refletimos no sábado passado: "homens e mulheres do mundo gloriam-se de suas realizações, mas apenas se forem grandes e significativas para o mundo - que não vê as pequenas coisas".
O que você deseja fazer? Quais são seus sonhos pessoais? Sonhos de mulher, de esposa, de mãe, de filha? Sejam quais forem, devemos entregá-los para Deus. Jesus disse: "Portanto, quem quiser salvar a sua vida perde-la-á; e quem perder a vida por minha causa, acha-la-á" (Mt 16:25).
Isso significa que precisamos abrir mão de nossos planos e dizer: "Faça-se a Tua vontade, Senhor, e não a minha".
Não é fácil, eu sei. Dá um memdo de não realizarmos o que queremos... Mas a questão é: se o que quero para mim não coincidir com o que Deus quer para mim, dificilmente terei sucesso e serei feliz...e eu sei que Deus só quer o m elhor pra mim. Sabemos que o medo é falta de fé, então vamos pedir fé ao Pai, sempre: "Senhor, eu creio, mas aumentai minha fé!".
Quem realizará as coisas para nós é Deus, Ele prepara nosso caminho e envia seu anjo à nossa frente! Creia nisso! E não pense que é tarde demais para alcançar o propósito que Deus tem pra você. Stormie Omartian, em seu livro "O poder da mulher que ora", diz: "se você ainda está respirando, Deus tem um propósito para você. Ele tem algo para você agora!".
No entanto, Deus só nos conduzirá às grandes coisas para as quais nos chamou a menos que nos mostremos fiéis nas pequenas coisas que ele nos deu. Veja Santa Mônica: sua vida foi orar durante 30 anos, pela conversão de seu filho, Agostinho, que mais tarde se tornou um dos maiores doutores da Igreja - Santo Agostinho!
Se você está fazendo coisas que considera pequenas neste instante, alegre-e! Deus a está preparando para grandes coiss no futuro. As grandes coisas aos olhos de Deus, não se esqueça disso. O preço? Uma vida de plenitude e de Paz. Sabe lá o que é isso? É tudo que podemos querer aqui nesta vida!
Outro grande exemplo que pode nos inspirar é o de Santa Gianna: quando ficou noiva ela escreveu "quero formar uma família verdadeiramente cristã; um pequeno cenáculo onde o Senhor reine nos nossos corações, ilumine nossas decisões, guie nos programas (de vida)". E foi isso que lea viveu em toda a sua vida de esposa, mãe e médica. Teve 4 filhos. Foi canonizada em 2004 e nesse dia estavam presentes seu marido e dois de seus filhos. Veja o testemunho a respeito dela, feito pelo marido naquele dia:
"Minha esposa era uma santa normal. Jamais acreditei estar vivendo com uma santa. Minha esposa tinha infinita confiança na Providência e era uma mulher cheia de alegria de viver, era feliz, amava sua família, amava sua profissão de médica, também sua casa, a música, a pintura, a montanha, as flores, e todas as coisas berlsas que Deus nos tinha dado".
Isso não se parece com a vida de muitas de nós? Simples, apenas viver na alegria do Senhor e fazer sua parte, mesmo que pequena, não é isso? Simplicidade e vida na presença do Senhor...
Quantas de nós você conhece que já estão vivendo assim, em santidade, escondidas...
Se você não tem certeza do que Deus deseja que você faça, comece com o exemplo de Santa Gianna: ame mais nas pequenas coisas dentro de seu próprio Lar. Peça a Deus que lhe mostre onde você precisa mudar. "Vigiai e Orai" é a nossa chave. Jesus mesmo ensinou-nos isso! Ele também disse: "No mundo encontrareis tribulações, mas não tenham medo - eu venci o mundo".
Nenhum comentário:
Postar um comentário