segunda-feira, 4 de maio de 2009
Oração Final do Programa de 02 de maio de 2009
Senhor,
agradeço-te, pois tu me chamaste com santa vocação, não de acordo com minhas obras, mas de acordo com tua determinação e graça que me foi dada em Cristo Jesus (2 Tim 1:9). Sei que teu plano para mim já existia antes de eu te conhecer e que tu o realizarás. Ajuda-me a andar "de modo digno da vocação" para a qual fui chamada (Ef 4:1). Sei que existe um plano determinado para mim e que tenho um destino que agora será cumprido.
Ajuda-me a viver com um senso de propósito e com entendimento do chamado que tu me deste. Entrego todo o meu orgulho, egoísmo e qualquer outra coisa que me impeça de alcançar tudo o que tu tens para mim. Não quero deixar passar teu pleno propósito para minha vida porque não caminhei conforme tua vontade. Arrependo-me de cada dia que não vivi interiramente para ti. Ajuda-me a viver agora da forma como tu queres.
Senhor, ajuda-me a entender o chamado que tu tens para minha vida. Remove qualquer desânimo que eu possa sentir e no lugar dele coloca a alegre expectativa do que tu vais fazer por meu intermédio. Usa-me como teu instrumento para fazer uma diferença positiva na vida daqueles que tu colocas em meu caminho. Ajuda-me a descansar na confiança de saber que teu tempo é perfeito. Sei que, qualquer que seja meu chamado, tu me capacitarás para cumpri-lo.
Peço-te que nada me afaste de realizar o plano que tu tens para mim. Que eu nunca me desvie daquilo que tu me chamaste para ser e fazer. Dá-me uma visão para minha vida e um forte senso de propósito. Confio minha identidade a ti e coloco meu destino em tuas mãos. Mostra-me se aquilo que estou fazendo agora é o que devo fazer. Quero que aquilo que tu estás construindo em minha vida dure toda a eternidade. Não quero perder tempo correndo atrás de coisas que não são o que tu tens para mim. Ajuda-me a ficar contente onde estou, sabendo que tu não me deixarás nesse lugar para sempre.
Senhor, sei que "todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus" (Rm 8:28). Não quero supor que sei qual é meu propósito, tampouco quero passar a vida tentando descobrir o que devo fazer e errar o alvo. Assim, peço-te que tu me mostres claramente quais são os dons e talentos que tu colocaste em mim. Guia-me no caminho em que devo andar à medida que vou crescendo nesses dons e talentos. Capacita-me para que os use de acordo con tua vontade e para tua glória. Amém.
(fonte: 'O Poder da Mulher que Ora", de Stormie Omartian, Ed. Mundo Cristão)
Músicas do programa de 02 de maio de 2009
- "Familias do Brasil", do pe. Zezinho (oração inicial);
- "Oração pela Família", pe. Zezinho (Música-tema do programa);
- "De Braços Abertos", Salette Ferreira (CD Deus Cuida de Mim);
- "Como Posso", Dunga (CD Deus Existe);
- "Basta Querer", pe. Marcelo Rossi (CD Músicas para Louvar ao Senhor);
- "Como é Linda Nossa Família", Misistério de Música Canção Nova.
Reflexão do programa de 02 de maio de 2009
Lar é onde vivem pessoas unidas por um laço de amor, pelo compromisso de se cuidarem mutuamente, crescerem juntos, fazendo a casa ser o porto seguro, ponto de encontro, onde reine a Paz, a alegria, a harmonia. Onde também se possa sentir dor, sofrer e ser amparado, onde se seja cuidado com carinho. Onde Deus esteja presente.
Me parece que lar é bem diferente de casa, muito embora, geralmente, inclua uma casa e todos os seus afazeres.
No entanto, parece até exagero pensanr num lar assim, não é? Parece o Lar de Nazaré...
Você não gostaria de ser rainha desse Lar? Acha impossível? Então, pense: quem é o elo, o imã, o agente aglutinador e promotor de um Lar assim? É você, mãe, esposa! Sim, simples, porém tão complexo quanto ser humano...
Sim, foi Deus que te chamou para ser Rainha do Lar. Isso é um Dom.
Um lugar onde a mulher não cumpre seu Dom, não põem em movimento, não se transforma em um Lar, fica apenas uma casa, talvez um abrigo.
Porém ser Rainha doi Lar abrange vários aspectos da vida da mulher: ser esposa, ser mãe e ser indivíduo, mulher. Durante os prõximos programas trataremos de cada um desses aspectos. Será nossa homenagem ao Mês das Mães! Hoje nosso foco será A MULHER E SEU PROPÓSITO DE VIDA.
Mas quando não sabemos quem somos, pra que propósito fomos criadas, nos sentimos perdidas e frustradas. Acabamos imaginando o que deveríamos ser nos comparando com outras pessoas e se não atingimos esse objetivo, nos inquietamos na ansiedade e na frustração e vivemos sem paz. Nos perdemos de nós mesmas.
No mundo em que vivemos há vários obstáculos próprios do que é ser mulher:
- preconceitos;
- falta de respeito;
- discriminação no trabalho;
- abusos;
- violência sexual;
- uso do corpo feminino como mero objeto do prazer;
- deistorção da verdadeiora face da mulher, criada por Deus...
Tudo isso deveria ser suficiente para enxergarmos e refletirmos sobre o que o mundo espera de nós e confrontá-lo com o que Deus preparou para nós e rever nossos planos e sonhos de mulher.
Se nossos sonhos nos conduzem ao perfil de mulher, de esposa, de mãe, de filha, construidos pelo mundo do trabalho, pelo mundo da mídia - principalmente das novelas de TV -, então há algo de errado com eles, não há?
O que o mundo espera de você?
- UMA MULHER FOCADA NO TRABALHO, PRODUTIVA - mesmo que isso signifique descuidar dos filhos, de sua saúde e de seu Lar;
- UMA MULHER PERSEGUIDORA DA BELEZA IDEAL - mesmo que isso signifique destruir sua saúde e sua autoestima;
- UMA MULHER INDEPENDENTE, DONA DO PRÓPRIO NARIZ - mesmo que isso a torne uma individualista dentro do próprio casamento.
INFELIZMENTE, MUITAS MULHERES SE SENTEM FRUSTRADAS PORQUE SÃO CRITICADAS POR SE SENTIREM BEM NOS AFAZERES DO LAR, AO INVÉS DE IREM TRABALHAR FORA, SEREM "INDEPENDENTES"!!! Sim, porque a vocação de muitas mulheres é cuidar do Lar e o desafio das vocacionadas ou necessitadas de trabalhar fora é exatamente dedicar-se a suas profissões sem contudo descuidar do Lar.
É importante que conheçamos a que fomos chamadas e isso só acontecerá se nos mantivermos sempre unidas a quem nos chamou - Deus. Se isso não acontecer, corremos o risco de abrir mão de nosso propósito de vida em meio às crises e dificuldades - quantas de nós, por exemplo, desistem do diálogo com os pais, com o esposo, com os filhos, desistem do casamaneo, da vida em família?
Todas nós queremos fazer algo significativo na vida e temos o potencial para isso - porque somos do Senhor e seu Espírito habita em nós!
A questão é que precisamos lembrar de não confundir o sucesso aos olhos dos homens com o sucesso aos olhos de Deus. Isso nos leva de volta ao que refletimos no sábado passado: "homens e mulheres do mundo gloriam-se de suas realizações, mas apenas se forem grandes e significativas para o mundo - que não vê as pequenas coisas".
O que você deseja fazer? Quais são seus sonhos pessoais? Sonhos de mulher, de esposa, de mãe, de filha? Sejam quais forem, devemos entregá-los para Deus. Jesus disse: "Portanto, quem quiser salvar a sua vida perde-la-á; e quem perder a vida por minha causa, acha-la-á" (Mt 16:25).
Isso significa que precisamos abrir mão de nossos planos e dizer: "Faça-se a Tua vontade, Senhor, e não a minha".
Não é fácil, eu sei. Dá um memdo de não realizarmos o que queremos... Mas a questão é: se o que quero para mim não coincidir com o que Deus quer para mim, dificilmente terei sucesso e serei feliz...e eu sei que Deus só quer o m elhor pra mim. Sabemos que o medo é falta de fé, então vamos pedir fé ao Pai, sempre: "Senhor, eu creio, mas aumentai minha fé!".
Quem realizará as coisas para nós é Deus, Ele prepara nosso caminho e envia seu anjo à nossa frente! Creia nisso! E não pense que é tarde demais para alcançar o propósito que Deus tem pra você. Stormie Omartian, em seu livro "O poder da mulher que ora", diz: "se você ainda está respirando, Deus tem um propósito para você. Ele tem algo para você agora!".
No entanto, Deus só nos conduzirá às grandes coisas para as quais nos chamou a menos que nos mostremos fiéis nas pequenas coisas que ele nos deu. Veja Santa Mônica: sua vida foi orar durante 30 anos, pela conversão de seu filho, Agostinho, que mais tarde se tornou um dos maiores doutores da Igreja - Santo Agostinho!
Se você está fazendo coisas que considera pequenas neste instante, alegre-e! Deus a está preparando para grandes coiss no futuro. As grandes coisas aos olhos de Deus, não se esqueça disso. O preço? Uma vida de plenitude e de Paz. Sabe lá o que é isso? É tudo que podemos querer aqui nesta vida!
Outro grande exemplo que pode nos inspirar é o de Santa Gianna: quando ficou noiva ela escreveu "quero formar uma família verdadeiramente cristã; um pequeno cenáculo onde o Senhor reine nos nossos corações, ilumine nossas decisões, guie nos programas (de vida)". E foi isso que lea viveu em toda a sua vida de esposa, mãe e médica. Teve 4 filhos. Foi canonizada em 2004 e nesse dia estavam presentes seu marido e dois de seus filhos. Veja o testemunho a respeito dela, feito pelo marido naquele dia:
"Minha esposa era uma santa normal. Jamais acreditei estar vivendo com uma santa. Minha esposa tinha infinita confiança na Providência e era uma mulher cheia de alegria de viver, era feliz, amava sua família, amava sua profissão de médica, também sua casa, a música, a pintura, a montanha, as flores, e todas as coisas berlsas que Deus nos tinha dado".
Isso não se parece com a vida de muitas de nós? Simples, apenas viver na alegria do Senhor e fazer sua parte, mesmo que pequena, não é isso? Simplicidade e vida na presença do Senhor...
Quantas de nós você conhece que já estão vivendo assim, em santidade, escondidas...
Se você não tem certeza do que Deus deseja que você faça, comece com o exemplo de Santa Gianna: ame mais nas pequenas coisas dentro de seu próprio Lar. Peça a Deus que lhe mostre onde você precisa mudar. "Vigiai e Orai" é a nossa chave. Jesus mesmo ensinou-nos isso! Ele também disse: "No mundo encontrareis tribulações, mas não tenham medo - eu venci o mundo".
Oração Final
Senhor,
ajuda-me a ser uma pessoa que diz palavras que constroem e não destroem. Ajuda-me a ter palavras vivificadoras para as situações e pessoas ao meu redor e não palavras de morte. Enche meu coração novamente a cada dia com teu Santo Espírito, para que teu amor e bondade transbordem de meu coração para minha boca. Ajuda-me a falar apenas coisas que são verdadeiras, respeitáveis, justas, puras, amáveis, virtuosas e louváveis. "As palavras dos meus lábios e o meditar do meu coração sejam agradáveis na tua presença, Senhor, rocha minha e redentor meu!" (Sl 19:14). Guarda minha boca de dizer qualquer mal ou qualquer coisa que não seja verdadeira. Espírito Santo da verdade, guia-me em toda a verdade. Ajuda-me a falar "de acordo com os oráculos de Deus" e com a capacidade que vem de ti para que tu possas ser glorificado (1Pe 4:11). Que cada palavra minha reflita tua pureza e amor.
Tua Palavra diz que "o coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa dos lábios vem do Senhor" (Pv 16:1). Prepararei meu coração ao passar tempo com tua Palavra todos os dias e ao obedecer a tuas leis. Prepararei meu coração adorando-te e dando-te graças em todas as coisas. Enche meu coração de amor, paz e alegria pra que elas fluam de minha boca. Mostra-me quando murmuro ou falo de modo negativo. Ajuda-me a não falar rápido demais ou em excesso. Ajuda-me a não usar palavras que causem falhas de comunicação. Mostra-me quando falar e quando ficar calada. E, quando eu falar, dá-me palavras que trarão vida e edificação.
Ajuda-me a ser uma pessoa que fala com sabedoria, bondade e clareza e nunca de modo leviano, áspero ou insensível. Dá-me palavras que falam da esperança que há dentro de mim, a fim de que eu possa explicar minha fé de modo persuasivo e tocante. Que minhas palavras conduzam os outros a um conhecimento mais pleno de ti. Amém."
Musicas do Programa
- "Oração pela Familia", do pe. Zezinho (musica tema do programa "A Familia em Oração";
- "Familias do Brasil", do pe. Zezinho (oração inicial)
- "União Fraterna", do Missão Mensagem Brasil
- "Canção da Unidade", Missão Mensagem Brasil
- "Faço Nova Todas as Coisas", Missão Mensagem Brasil
- "Como é Linda Nossa Familia", Ministério Canção Nova de Música (fechamento do programa)
O que são as "pequenas coisas", melhor ainda, o que são as "pequenas coisas da familia"?
Para mim, geralmente são aquelas coisas mais difíceis de fazer sem reclamar, sem chatear nem tirar a paz de ninguém.
Para uma esposa, eu diria, por exemplo, que as pequenas coisas podem estar em:
- fazer o almoço todo dia...
- cozinhar até nas férias (quando todos se divertem de manhã, você está pensando no cardápio do dia)...
- arrumar a casa, lavar e passar todo dia...
- calar-se quand o marido ou a sogra faz algum comentário desagradável (ou pelo menos não responder mal)...
Para um marido as pequenas coisas poderiam ser:
- agradecer a comida do dia-a-dia, a roupa lavada e passada...
- ir às compras para ela ou até com ela, sem fazer cara feia ou resmungar...
- esperar ela se arrumar sem chateá-la e depois ainda abrir a porta do carro para ela entrar, com um elogio...
- esfregar o próprio uniforme da fábrica ou oficina...
- dizer que a ama, todo dia...
- beijá-la ao chegar e ao sair de casa...
- largar o controle remoto da tv, parando de pular de canal em canal no intervalo...
E para um filho(a)? Seriam, talvez:
- arrumar a cama ao levantar...
- manter seu quarto arrumado e limpo...
- colocar a roupa suja no cesto...
- manter a pia do banheiro limpa de pasta de dentes...
- levar seu prato e copo para a pia após as refeições...
- arrumar a cozinha para sua mãe...
- beijar seus pais, dizer que os ama...
- parar de implicar com seu irmão(ã)...
Muito mais poderia ser acrescentado nestas listas, não é?
Vocês já pararam pra pensar o quanto essas pequenas coisas fazem diferença pra melhor ou pra pior em nossos relacionamentos? Mas geralmente não é fácil amar nas pequenas coisas! Sabe por que? Por que não gostamos de dar, só de receber. Por que temos sonhos de grandeza - só nos movemos pelo que é grande e, portanto, pensamos, vale a pena. Afinal ninguém vê as pequenas coisas, ninguém dá valor às pequenas coisas, não é? De certa forma isso é verdade: o mundo não dá valor ao que não é grande o suficiente para lhe chamar a atenção, mas...
NÓS NÃO PERTENCEMOS AO MUNDO! Esqueceu? Então lembremo-nos de que "na terra, tudo o que é grande começou por ser pequeno - já nos dizia São Josemaría Escrivá -, o que nasce grande é monstruoso e morre". Lembremo-nos que tudo vem do pouco. Tudo e construído (ou destruído) pouco a pouco: no namoro é assim, no casamento é assim, numa amizade é assim, e até na carreira profissional - como num prédio: um tijolo após o outro.
Assim:
- se não penso duas vezes anes de falar algo ofensivo ou fazer uma gozação ou mesmo uma crítica - começo a abrir uma ferida no outro;
- se não agradeço a comida, a roupa lavada pela mãe (e até pela empregada), mas me lembro de criticar quando o arroz tá com gosto de queimado ou a comida tá muito simples hoje, ou a manga da camisa tá mal passada, também machuco mais um pouco...;
- se não acho tempo para ouvir meu filho, ver o que ele quer me mostrar, enxotando-o para longe, começo a afastá-lo de mim....
São muitos os exemplos possíveis, como murmuração, resmungo, má-vontade, agressividade, ignorância, desconfiança, comentários insensíveis, criticas persistentes...
Uma vez li que "uma das áreas que podem causar mais problemas em nossa vida fica no rosto, entre o queixo e o nariz". Com a boca dizemos coisas que não devemos, acabamos magoando as pessoas e sofrendo as consequencias. Depois que falamos algo, não dá para voltar atrás. O que foi dito está dito. Como posso dizer que amo se com minhas palavras e atos ou pelo pela sua ausência, eu não consigo mostrar que amo?
Às vezes podemos até pensar: "Meu Deus, parece que tudo está perdido, que não tem saída!" Mas não é bem assim. Você já deve ter ouvido ou lido a frase: "TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE".
Às vezes quando a gente pensa para pra pensar nas coisas erradas que fizemos a alguém, ou nas cisas boas que deixamos de fazer, dá um aperto no coração, né? E se a pessoa já morreu, então? Ou está tão longe que a gente não tem como desfazer as coisas?
Gostaria de compartilhar com você umas três coisas muito sérias que aprendi e que venho aplicando em minha vida:
- VOCÊ SÓ PODE MUDAR A SI PRÓPRIO - o outro mudará como reflexo de sua mudança, à medida que você for mudando seu modo de agir: é que ele não precisará mais reagir a você como antes! ESTE É O ÚNICO PODER QUE "VOCÊ TEM": MUDAR A VOCÊ MESMO;
- PARA DEUS NADA É IMPOSSÍVEL: peça a Deus para abençoar a vida da pessoa (ou a alma dela, se já faleceu), abençoar de todas as maneiras. Ore para que, de alguma forma, as palavras ou coisas que você fez sejam apagadas da memória dela ou pelo menos que percam o efeito e que ela seja curada de qualquer dor que você tenha causado. Reze para que ela seja capaz de te perdoar. E, importante, ore para que você seja capaz de SE perdoar.
- SE VOCÊ PRECISA PEDIR PERDÃO A ALGUÉM: peça a Deus que lhe dê um coração humilde e coragem, e não fique esperando que o outro dê o primeiro passo, dê você! Seja humilde e colha os frutos da paz! Porém tenha o cuidado de orar primeiro pela pessoa e por você, pela situação que vocês estão vivendo. Peça para serem curados da culpa, do orgulho. Assim, ao buscar o outro, se ele não te aceitar de volta, ainda, você já terá dado o seu perdão - e ele saberá disso - e você estará preparado para respeitar o tempo dele.
Saiba, que, a medida que você for agindo assim, as coisas irão mudando em você e à sua volta - eu e o Robson experimentamos isso: a medida que nos exercitamos em perdoar e pedir perdão, em acertar, acabamos, num segundo momento, percebendo que cometemos um erro logo que isso acontece e já podemos consertar. E, em muitas situações, antes de errar, já percebemos o erro e não caimos no laço, preservando nossos relacionamentos.
Pode acreditar! Isso acontece assim mesmo! O caminho se faz ao caminhar - e a santidade também! Você será cada dia mais feliz, porque mais santo, e sua familia cada dia viverá mais na Paz do Senhor! Pense nisso!!!